Já imaginou uma versão brasileira de O Rei Leão? Irado, não é mesmo? Pois bem, um brasileiro comprou a ideia e criou uma versão do clássico baseado nos animais da Floresta Amazônica.

“Representar a Amazônia está sendo uma experiência criativa bem gratificante, um processo de treinamento bem divertido”. “Uma oportunidade de, fazendo o que sei fazer, deixar meu protesto e minha denúncia sobre os horrores cometidos contra a Amazônia e os povos da floresta.”

Essas palavras são de Vilmar Rossi Junior, ilustrador e designer gráfico que criou uma versão com belas ilustrações. O artista, inspirando-se na animação O Rei Leão (1994), substituiu a savana africana do clássico da Disney pela floresta amazônica e sua fauna típica.

Junior mora em Santa Maria (RS) e divulgou o trabalho no dia da estreia da versão live-action do longa. Ele chamou a série de desenhos de “E se O Rei Leão se passasse na Amazônia?”.

Ainda de acordo com ele “A ideia é deixar o mais parecido com a cena original, para criar mais impacto com as mudanças”.

Além de aspectos da fauna e flora e destruição da Amazônia, o artista destacou também animais como cachorros-vinagre, onças-pintadas e Uacari.

Vamos conferir algumas das releituras feitas pelo artista gaúcho:

Versão brasileira de O Rei Leão conta com animais da Amazônia

Versão brasileira de O Rei Leão conta com animais da Amazônia

Versão brasileira de O Rei Leão conta com animais da Amazônia

Versão brasileira de O Rei Leão conta com animais da Amazônia

Versão brasileira de O Rei Leão conta com animais da Amazônia 5 Versão brasileira de O Rei Leão conta com animais da Amazônia

Versão brasileira de O Rei Leão conta com animais da Amazônia

View this post on Instagram

A Amazônia arde em chamas. Em um intitulado "dia do fogo", fazendeiros e grileiros da região Norte promoveram uma queimada coordenada, iniciando dezenas e dezenas de focos de incêndio que, há dias, consomem a floresta, sem controle. Segundo matéria da Folha, "os produtores se sentem amparados pelas palavras do presidente (…)" e queriam mostrar serviço. . A Amazônia arde em chamas e na mídia a notícia é normalizada, como se fosse apenas obra comum dessa época de queimadas. . A Amazônia arde em chamas no Acre, Amazonas, Rondônia. Um casal foi encontrado carbonizado, abraçados, em área queimada. Aliás, muitas dessas áreas são assentamentos e reservas – de onde partem relatos que os fazendeiros, após tentativas de expulsá-los, iniciaram os incêndios. O nível de insalubridade do ar de Rondônia é criminoso. O "rio" de fumaça criado pelo fogo flui sobre a América do Sul (procurem as fotos, são assustadoras), cobrindo 3,2 milhões de km2 (dados: Metsul) . Não consigo conceber que estejamos deixando essa selvageria tomar conta das nossas vidas, aceitando inertes e em silêncio, essa política de morte. #amazonia #amazonas #rondonia #acre #florestaamazonica #queimada #sosamazonia #reileao #oreileao #thelionking #lionking

A post shared by Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) on

View this post on Instagram

Seu reino foi tomado, à golpe, por um tirano. Seu povo sofre todo tipo de violência e privação – enquanto as hienas riem disputando cada migalha. Sua floresta arde em chamas… Lembra nosso noticiário, não? . Desde que comecei a desenhar esta série de ilustrações – inicialmente por diversão e carinho por essa obra-prima da animação -, muitos horrores caíram sobre a Amazônia. E cada dia mais sobre nosso país. Por isso senti a necessidade – e o dever – de trazer, junto ao trabalho, informação é questionamentos. Um governo de morte tomou o controle de nossas vidas. Simba, por muito tempo, resolveu ignorar tudo e se afastar, para viver a vida "hakuna matata". Como muitos brasileiros. Mas chega um momento em que temos que acordar e lutar. . A clássica cena da luta de Simba e Scar ganha cores sombrias diante do que está acontecendo com a floresta há mais de 15 dias. Depois desse governo aparelhar o Ministério, neutralizar o IBAMA, negar os números do INPE e demitir seu diretor, retirar a Força Nacional de Novo Progresso (PA), nada estranho os fazendeiros da região iniciarem o Dia do Fogo no dia 10/08, descaradamente dizendo-se amparados pelo presidente, quando mais de uma centena de incêndios orquestrados em diversos pontos foram iniciados. No dia 11, já seriam 203 casos. E crescendo dia a dia. . A fumaça que dali sangra cobre a América do Sul a ponto de ser vista do espaço. Essa fumaça está intoxicando as pessoas da região, está se espalhando pelo continente e isso terá consequências; já começa a ser sentida no RS; São Paulo ficou às escuras às 3h da tarde. E na TV, a notícia é dada como somente uma piora das queimadas anuais. Não: estamos diante de um crime ambiental sem precedentes, a destruição de um dos maiores tesouros da humanidade. . Mas não se vê a comoção das hashtags passadas… O que ainda é preciso para acordarmos? . Sobre a ilustração: Simba carrega agora parte do cocar de Mufasa, que se destruiu após o estouro de gnus; Simba está se tornando o rei que um dia seu pai foi… . #amazonia #amazonas #florestaamazonica #rondônia #acre #queimada #sosamazonia #sos #fire #reileao #oreileao #lionking #thelionking #simba #scar

A post shared by Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) on

Veja também: