Hoje é um daqueles dias para se lembrar com muita tristeza.

Aos 76 anos, morreu hoje (15/03) o astrofísico britânico Stephen Hawking, um dos mais consagrados cientistas da atualidade.

Morre Stephen Hawking

Simplesmente imagine que o mundo teve uma grande perda e que se tivéssemos ele por mais alguns anos, provavelmente iriamos ganhar novas descobertas ou estudos que mudassem totalmente alguma base que a humanidade acreditasse até então.

E sim, você deveria estar de luto.

Sendo uma das mentes mais brilhantes que esse planeta já abrigou, Hawking’s contribuiu para diversas descobertas da astrofísica, como a nova teoria do espaço-tempo, a radiação dos buracos negros

Hawking também teorizou sobre o Big Bang, sobre a formação do universo e emitiu opiniões das mais diversas sobre o futuro da humanidade e sobre a vida em outros planetas.

Stephen Hawking estava preso a um corpo paralisado por causa da doença de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo, porém sem atingir as funções cerebrais. Dependente de uma cadeira de rodas e impedido de falar, ele transmitia grande parte das suas ideias por meio de um sistema de computador que captava o movimento de seus olhos.

Leia a seguir algumas de suas melhores frases:

“Meu objetivo é simples. Entender completamente o Universo, por que é, como é, e simplesmente seu motivo de existir”.

“Se você parte da premissa de que o universo está em constante expansão, isso significa que, se voltar para trás, vai chegar à ideia de que o universo inteiro estava concentrado em único ponto. É mais ou menos essa a noção de singularidade.”

“Penso que a raça humana não tem futuro senão no espaço.”

“Se encontrarmos uma resposta para isso, será o maior triunfo da razão humana, porque conheceríamos a mente de Deus”

“Nós somos uma espécie avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela mediana. Mas nós conseguimos entender o universo. E isso nos torna muito especiais.”

“Se os extraterrestres nos visitarem, o resultado será muito parecido com o que aconteceu quando Colombo desembarcou na América: não foi uma coisa boa para os nativos americanos.”

“Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana”.

“Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o universo e ninguém dirige nossos destinos. Isso me leva ao profundo entendimento de que provavelmente não existe céu e nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande projeto do Universo, e sou muito grato por isso.”

“Olhe para as estrelas, não para os seus pés.”

“Tratei de levar a vida mais normal possível e de não pensar na minha doença ou lamentar as coisas que não posso fazer, que não são tantas.”

“Minhas expectativas se reduziram a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente”.

“Apesar de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre.”

“Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa.”

“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento.”

“O aspecto negativo da minha fama é que não posso ir a lugar algum sem ser reconhecido. Não basta colocar óculos escuros e uma peruca. A cadeira de rodas me entrega.”

“Sem imperfeição, você e eu não existiríamos”

“Mulheres, elas são um completo mistério.”

“Eu tenho vivido com a perspectiva de morrer cedo nos últimos 49 anos. Não tenho medo da morte, mas não tenho pressa para morrer. Eu quero fazer muita coisa antes disso”

Fontes: Veja, Folha e G1.

Para quem quiser conhecer um pouco mais da vida do astrofísico, indico o filme A Teoria de Tudo, e após isso, claro, conhecer mais de seu trabalho também, já que ele sempre se importou de levar a ciência à todas as pessoas.

Deixe o seu comentário sobre o post: