O Pearl Jam anunciou que irá lançar o seu décimo primeiro álbum de estúdio no próximo dia 27 de março. O Gigaton será o primeiro lançamento da banda após o Lightning Bolt, há sete anos., e contará com um total de 12 faixas inéditas.

Em evento promovido pelo Ten Club (site oficial do Pearl Jam), alguns fãs puderam ouvir o novo material da banda. Realizado em Los Angeles, o evento contou com a presença de Eddie Vedder.

Gigaton conta com produção de Josh Evans e do próprio Pearl Jam. A capa do álbum foi inspirada em “Ice Waterfall” do fotógrafo Paul Nicklen, tirada em Svalbard, na Noruega.

Gigaton, novo álbum de Pearl Jam; Bon Jovi anuncia turnê com Bryan Adams

Confira abaixo a tracklista de Gigaton com todas as 12 faixas que irão compor o novo material. Constate que Can’t Deny Me, faixa de protesto lançada em 2018, não entrará no conjunto.

1. Who Ever Said

2. Superblood Wolfmoon

3. Dance of the Clairvoyants

4. Quick Escape

5. Alright

6. Seven O’ Clock

7. Never Destination

8. Take The Long Way

9. Buckle Up

10. Comes Then Goes

11. Retrograde

12. River Cross

Atraso do lançamento e nova turnê

De acordo com o baixista Jeff Ament, em uma entrevsta à Rolling Stone, o álbum Gigaton sofreu um reajuste quanto à data de lançamento devido ao falecimento de Chris Cornell.

“Estamos em uma espécie de limbo. Tenho certeza de que todos têm mais riffs, assim como Eddie Vedder (vocalista) tem diversas letras. Seria divertido gravar ou apenas compor uma música juntos. Acho que quando Chris faleceu, foi algo realmente difícil de se entender. E, então, há coisas que apenas são da vida mesmo”.

Após a confirmação do novo material, o grupo revelou que está prestes a realizar uma nova turnê. Na América do Norte, 16 shows já estão marcados: a partir do da 18 de março, a banda pegará a estrada e irá parar somente no dia 19 de abril.

O Pearl Jam deverá passará ainda por Europa, com Pixies, Idles e White Reaper abrindo os shows.

Análise de Gigaton no Reddit do PEARL JAM

Confira abaixo uma análise realizada por um fã após o evento promovido pelo Ten Clu, site oficial do PEARL JAM, na cidade de Los Angeles.

“Mas que energia das 02 primeiras músicas! Simplesmente são divertidas canções do PEARL JAM. No dia seguinte, eu acordei com o refrão da música ‘Who Ever Said’ tocando na minha cabeça. Elas não são gritantes, mas sim, animadas por apresentarem esta direção. Ambas são familiares, mas refrescantes. A multidão ficou paralisada depois que escutaram a canção ‘Who Ever Said. E a música ‘Superblood Wolfmoon’ é uma continuação desse mesmo tipo de canção, sendo que ambas também são realmente semelhantes. As músicas ‘Who Ever Said’, ‘Superblood Wolfmoon’, ‘Dance of The Clairvoyants’, ‘Seven O’Clock’, ‘Retrograde’ e ‘River Cross’, foram os destaques claros para mim. Elas são aquelas canções que os fãs do PEARL JAM querem ouvir. A música ‘River Cross’ é uma das canções que encerram um álbum do PEARL JAM mais satisfatórias até hoje! Não parece nada com a música ‘Indifference’ (2º disco, “Versus”, 1993), mas oferece o mesmo tipo de fechamento. O álbum não é um rendimento, o que eu acho que é uniforme e muito consistente. Algumas dessas canções dividirão os fãs, mas todo mundo encontrará muito amor. Não é um ‘Lightning Bolt’ parte 2 (10º disco, 2013), mas alguns dos melhores elementos do álbum ‘Lightning Bolt’ são encontrados aqui. A produção das músicas é estelar e enorme! Derrete tudo o que há em você… É estratificado, mas não é polido. Vedder parece ótimo, com o seu vocal áspero e poderoso. E a produção geral com o novo produtor, Josh Evans, é diferente, única e gratificante. Falando mais sobre algumas canções específicas, ‘Seven O’Clock’ e ‘Retrograde’ são músicas semelhantes, do tipo hino com refrões crescentes. As 02 músicas soam bastante melódicas, então, acho que algumas pessoas que não gostaram da canção ‘Sirens’ irão pular estas músicas (lançada no álbum ‘Lightning Bolt’). Para mim, elas soam como a última parte da canção solo de Vedder, ‘Better Days’ (trilha sonora do filme ‘Comer, Rezar e Amar’). Elas não parecem exatamente assim, mas têm sentimentos muito semelhantes. Mas novamente, a trinca inicial com as músicas ‘Who Ever Said’, ‘Superblood Wolfmoon’ e ‘Dance of The Clairvoyants’, assim como a 4ª canção, ‘Quick Escape’, possuem um grande potencial. Todas as 04 músicas poderiam muito bem abrir um show. O disco ‘Gigaton’ é ótimo e tenho a sensação de que vai melhorar com o tempo. Há muito ainda o que dissecar…”

Gigaton, novo álbum de Pearl Jam; Bon Jovi anuncia turnê com Bryan Adams

Bon Jovi e Bryan Adams: cantores anunciam turnê juntos pela América do Norte

Desde 2010 realizando turnês mundiais, o Bon Jovi anunciou uma sequência de shows para este ano. E as novidades não param por aí: Bryan Adams é quem fará a abertura dos shows. O cantor canadense é conhecido por sucessos como “Heaven”, “Please Forgive Me” e “Everything I Do”.

A turnê será realizada nos Estados Unidos e, além disso, a banda deverá visitar outros países da Europa e da América Latina. A esperança é que o Brasil seja um dos destinos.

Apesar de não ter sido confirmado, a turnê deverá servir para promover o “Bon Jovi 2020”, novo álbum da banda. Em breve, deverá ser revelada a data de lançamento do novo trabalho. Não deixe de garantir o seu ingresso para as próximas apresentação, que iniciar-se-ão em junho deste ano.

Gigaton novo álbum de Pearl Jam Bon Jovi anuncia turnê com Bryan Adams 4

No final do ano passado o Bon Jovi lançou “Unbroken”, um single beneficente encomendado para o documentário To Be Of Service, do diretor Josh Aronsonsque.

Gigaton, novo álbum de Pearl Jam; Bon Jovi anuncia turnê com Bryan Adams

Veja também: