Oleg Gabisov, nome original de Karman Verdi, é um fotógrafo russo que, durante a quarentena, criou um projeto muito maneiro. A série de fotografias do projeto denominado “Tem tantos fantasmas no meu lugar” revela que o profissional fez o registro de algo bastante incomum em uma fotografia: fantasmas. Mas, calma, caso você tenha medo, não é de fantasmas propriamente ditos que estamos falando aqui.

A quarentena é um daqueles momentos de ócio que fazem surgir várias ideias e, para um artista como Verdi, isso não poderia ser diferente: o fotógrafo resolveu reproduzir várias cenas em seu apartamento e, para isso, ele contou com a ajuda de algumas modelos. Ao projetar a imagem das mulheres em lençóis e paredes usando “um projetor chinês comum”, Karman criou, por meio de interações do artista com projeções dessas modelos, uma coletânea que representasse situações cotidianas de um casal na intimidade.

Ao divulgar seu trabalho na internet, Karman chamou a atenção do público com sua criatividade e seu Instagram, que possui mais de 80 mil pessoas acompanhando suas postagens, bombou.

Tendo que enfrentar uma quarentena recluso em seu apartamento e com as noites insones se tornando cada vez mais comuns, o fotógrafo teve a ideia de criar um projeto ousado, criativo e que despertasse a atenção das pessoas. Sendo assim, ele pensou em unir seu estilo visual de trabalho a “algo novo”, que fosse capaz de surpreender.

“Uma vez conheci pessoas que já haviam feito algo assim. Isso foi muito antes do auto-isolamento geral. Este fotógrafo acabou de chegar à hora e local certos. As fotos do FaceTime parecem muito fáceis para mim. Eles não refletem a habilidade do fotógrafo”

Sem a possibilidade de integrar as pessoas ao seu espaço devido à necessidade de isolamento social, Karman Verdi notou que podia superar esse obstáculo de forma, inclusive, criativa. Dessa forma, ele deu origem aos “fantasmas”, os quais aparecem junto com ele em diversos momentos do dia.

Para sermos mais enfáticos quanto ao processo criativo de Verdi, é válido falar que a produção era bastante trabalhosa. Segundo o fotógrafo, as sessões demoravam um certo tempo e as etapas iam desde ajustes de luz a posicionamento dos elementos da cena, tudo isso para que o clique ficasse tal qual o profissional havia imaginado.

“Isso não é apenas uma projeção. Comunicar, interagir, contar uma história completa sem embelezamento, é disso que estou falando ”.

Realizadas via Skype, as sessões revelavam cada vez mais a necessidade de improvisação, como toda boa arte carece, sendo assim, o resultado ficou ainda melhor do que o esperado.

Se você é um desses amantes da arte como eu, irá amar as fotografias tiradas por Karman Verdi. A ideia de inserir fantasmas às fotos rendeu um projeto muito incrível, que explora aspectos como auto-isolamento e a necessidade de comunicação e interação sociais. Confira!

Fotografo registra fantasmas no apartamento Karman Verdi realiza uma sessao de fotos incomum na quarentena 1

Fotografo registra fantasmas no apartamento Karman Verdi realiza uma sessao de fotos incomum na quarentena 2

Fotografo registra fantasmas no apartamento Karman Verdi realiza uma sessao de fotos incomum na quarentena 3

Fotografo registra fantasmas no apartamento Karman Verdi realiza uma sessao de fotos incomum na quarentena 4

Fotografo registra fantasmas no apartamento Karman Verdi realiza uma sessao de fotos incomum na quarentena 5

Fotografo registra fantasmas no apartamento Karman Verdi realiza uma sessao de fotos incomum na quarentena 6

Fotografo registra fantasmas no apartamento Karman Verdi realiza uma sessao de fotos incomum na quarentena 7

Fotografo registra fantasmas no apartamento Karman Verdi realiza uma sessao de fotos incomum na quarentena 8

Veja esses posts também: