Um novo aplicativo foi desenvolvido, por um brasileiro, para auxiliar a vida de deficientes visuais: o EyeFy. Criado por Jonathan Santos, o aplicativo utiliza técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para reconhecer textos e transforma-los em sons, o que permite ajudar não apenas deficientes visuais, como também aqueles que não são alfabetizados.

De acordo com o criador, principal motivação para o desenvolvimento do app foi um sistema que a partir de uma câmera acoplada na armação do óculos, fazia a leitura de textos e identificação de objetos para pessoas cegas ou com pouca visão. Seria ideal, né? O problema é o custo disso tudo, o sistema de implantação nos óculos chegavam a custa R$19 mil.

Tentando achar uma solução mais acessível, Jonathan criou um aplicativo que age de forma semelhante, e o melhor de tudo, o App é gratuito, e permanecerá assim, sem propagandas e sem necessidade de conexão com a internet.

O lógica dele é bem simples: ao iniciar o programa, o app acessa a câmera do celular e então é só apontar a lente para o texto e segurar com o dedo por alguns instantes, ao soltar, o aplicativo reconhecerá o texto no quadro e fará a leitura em voz alta.

O EyeFy já está disponível para download para Android e em breve para IOS.

 

 

Deixe o seu comentário sobre o post: