ProdutoDugueto é uma marca de roupa baiana que criou uma vaquinha com o objetivo de arrecadar valores para a fabricação de bonecas pretas. A produção será doada para meninas da periferia de Salvador. O mais interessante de tudo é que, através de um ensaio com crianças pretas, a marca tem mostrado a importância da representatividade preta num país como o nosso.

Você já parou pra pensar porque provavelmente nunca teve uma boneca preta? É estranho pensar que os brinquedos que tivemos na vida sempre são representados por pessoas de pele branca, como se a nossa sociedade não fosse plurirracial. Óbvio que a nossa discussão quanto à representatividade, neste de caso de brinquedos, não se encerra apenas nesse aspecto. Ela é, na verdade, muito mais ampla e exige um grau de comprometimento muito grande de todas as partes, inclusive de quem aparentemente não tem nada a ver com isso. Fato é que anunciar boas novas é sempre uma honra aqui pra gente da equipe oS Profanos e, neste caso, a iniciativa da Dugueto é extremamente importante para que comecemos, de fato, a questionar algumas coisas na sociedade e entender o que realmente está por trás de coisas assim. Afinal, não é nada normal não vermos, por exemplo, bonecas de pele preta nas mãos das crianças e nos lares das famílias. A exclusão e a segregação já começa de muito cedo e precisamos urgentemente mudar esse cenário.

Segundo Adriano Soares, proprietário da Dugueto, há a necessidade de iniciativas como essa para que mostremos à sociedade que isso não pode continuar sendo normalizado como sempre foi e que crianças pretas também possam se sentir representadas.

“Eu já pensava nesse projeto, porque no início da marca eu fiz um Dia das Crianças e fiquei me perguntando por que não consegui encontrar bonecas negras. Não tinha e as que encontrei eram super caras”

Para realizar o ensaio, a Dugueto convidou algumas meninas do bairro Nordeste Amaralina, na periferia da capital baiana. Denominada DUGUETO pelo gueto, a vaquinha tem como meta arrecadar R$ 4.000,00 e, no momento que eu escrevo esse post, havia chegado a R$ 3.006,00. O objetivo é que o valor seja integralmente arrecadado e que a entrega dos brinquedos aconteça em uma ação no Dia das Crianças!

CLIQUE AQUI e contribua para este projeto incrível de representatividade negra que tanto precisamos no Brasil. Registramos aqui a nossa admiração pela iniciativa da marca de roupa baiana e que outras empresas possam se inspirar na DUGUETO para criar outras tantas campanhas igualmente importante aqui no Brasil.

View this post on Instagram

Vocês já se questionaram sobre o real motivo de não fabricarem bonecas pretas, tanto quanto fabricam bonecas de pele clara? Será que não havia demanda, ou durante muito tempo, e arisco dizer, até hoje, o padrão considerado ideal é o branco? Antes de entrarmos nessa pauta, precisamos abrir um parêntese enorme e falarmos em como a autoestima de crianças pretas são praticamente ceifadas, e a falta de representatividade contribui significativamente para isso. Precisamos ressaltar que é imprescindível elevar a autoestima de nossas crianças pretas, independente de serem nossos filhos, ou não. Um exemplo marcante na representatividade negra no universo infantil foi o saci Pererê, retratado enquanto um personagem nada confiável…Já pararam para pensar que tudo que era feito de errado, sempre era atribuído a ele? Já se questionarm o por quê dessa imagem? No ato de brincar, a criança fantasia, cria expectativas, se inspira, se espelha, e partir disso a representatividade pode ser tão significativa a ponto da criança saber que a sua imagem pode sim ser considerada bela, contribuindo para a construção de uma identidade segura. O real espelho. Pensando na autoestima e na autoaceitação de crianças Pretas, a DUGUETO visa abordar a representatividade negra infantil sob uma nova perspectiva, onde realizações e possibilidades REAIS existem. Esse ensaio foi produzido com algumas crianças do complexo para a divulgação da vaquinha, na qual o valor arrecadado será revertido para a produção de bonecas pretas que serão entregues nas casas das crianças no dia 12 de Outubro. “Troco estética opressora por identificação transformadora. Procura-me bonecas Pretas, procuraram-se representação!” LINK DA VAQUINHA NA BIO *Quem compartilha ajuda tanto quanto quem contribui* TEXTO : @lion.girll FOTO: @renanbenedit TRANCAS: @neegraday #DUGUETOPELOGUETO #africanizeoficial #afrohair #afropunk #bonecaspretas #salvador #complexodonordeste

A post shared by ProdutoDugueto (@dugueto__) on

Veja também: