Para os amantes da boa e velha música…

No último dia 01, comemorou-se  o Dia Internacional da Música.

 

Music

 

O International Music Council, organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO em 1948, declarou esse dia oficial querendo levar a música aos mais diversos povos e classes sociais, promovendo o mínimo de valor possível a todos que tivessem acesso.

Esta é uma das formas de arte mais belas que existe, capaz de transmitir os mais diversos tipos de sentimentos: emoção, alegria, perdas, dores, etc.

A nossa espécia mais primitiva se encantou com o lento descobrimento da capacidade de som, desde aqueles mais naturais emitidos pela natureza em geral.

“A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.”

Primeiramente, a voz foi visto como algo poderoso e que partia de dentro de nós mesmos, em seguida, alguns instrumentos, que, apesar de serem rústicos, eram capazes de criar alguns sons diferentes dos da natureza, ou seja, artificias e até tão então completamente desconhecidos.

“Diferentes fontes arqueológicas, em pinturas, gravuras e esculturas, apresentam imagens de músicos, instrumentos e dançarinos em ação, no entanto não é conhecida a forma como esses instrumentos musicais eram produzidos.”

Sabe-se que a FLAUTA, CHOCALHO  e o RECO-RECO são considerados os primeiros instrumentos criados em toda a história da humanidade

 

Música Flauta

 

Povos e sua relação com a música

Sumérios: utilizavam, em sua liturgia, hinos e cantos salmodiados.

Egípcios: batiam espécies de discos e paus uns contra os outros, utilizavam harpas, percussão, diferentes formas de flautas e também cantavam.

Chineses: a “cítara” era o instrumento mais utilizado pelos chineses. O instrumento era formado por um conjunto de flautas e percussão.  A música chinesa utilizava uma escala pentatônica (cinco sons).

Grécia: a representação musical era feita com letras do alfabeto, formando “tetracordes” (quatro sons) com essas letras.

 

Teoria musical

Somente na Antiguidade Clássica, a teoria musical começou a ser elaborada. Isso corresponde ao século V a.C.

Os filósofos gregos, depois de a música ter se desenvolvido na Grécia, criaram a teoria mais elaborada para a linguagem musical.

Pitágoras, filósofo e matemático grego, dizia que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo. Segundo ele, 0 universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos.

 

Música Mic

 

 

Por fim, trouxemos uma pequena homenagem a essa dia tão importante de nossas vidas com um vídeo do canal Ten Second Songs com a a evolução do Rocknroll ao longo do tempo.

 

 

Deixe o seu comentário sobre o post: