“The Mandalorian” segue o protagonista Mando, um caçador de recompensas do grupo Mandaloriano, que já apareceu nos cinemas com Jango e Bobba Fett. Mando é designado a matar um bebê da raça de Yoda, mas acaba salvando-o e ambos terão de sobreviver ao serem caçados pelo que restou do império.

Unindo fãs

Em uma época em que os fãs de Star Wars estão divididos entre os que gostam da trilogia nova e os que a odeiam (crítica de Ascensão Skywalker), “The Mandalorian” chega para unir todo esse público. O criador Jon Favreau mostra mais uma vez como é um mestre em construir ambientações, universos, usar CGI e histórias simples, mas consistentes. Já Dave Filoni, responsável pelas séries animadas, vem com todo seu conhecimento em construir histórias paralelas de Star Wars.

E a união dessas duas mentes é fundamental para criar uma narrativa extremamente simples, mas que cativa ao público por apresentar dois bons protagonistas e desenvolvê-los a partir de um arco de união, conhecimento e sobrevivência. Mesmo sem mostrar seu rosto, Pedro Pascal traz uma imponência, fisicalidade e mistério para o personagem. Mesmo sem olhar em seus olhos, sabemos tudo que ele está pensando e sentindo. E o seu lado mais durão contrasta bem com o Baby Yoda, uma poderosa criaturinha fofa e que toma o mandaloriano como se fosse seu pai.

Dessa forma, é prazeroso acompanhar as aventuras de sobrevivência de ambos, passando por alguns locais da galáxia e fazendo amigos e inimigos. O engajamento com os personagens funciona e começamos a nos sentir parte do grupo que vai sendo formado.

THE MANDALORIAN EPISODE 2 REVIEW

Faroeste espacial

Porém o mais fascinante é ver como a série finalmente abraça o lado western presente neste universo. Muitos chamam Star Wars de faroeste espacial, mas isso nunca tinha sido tão assumido como nessa série. Mando é claramente inspirado no estranho sem nome, de Clint Eastwood. A direção busca enquadramentos do gênero, como o plano americano e o super close. E a trilha sonora segue as batidas de Ennio Morricone.

Essas escolhas trazem uma cara mais original para a série, ao mesmo tempo que os criadores são eficientes em situar esse novo universo criado dentro do de Star Wars, sem parecer forçado. Até o uso de fan services aqui serve à narrativa, como o jet pack, a força, os jedis e o Dark Saber.

Enfim, trata-se de um refresco muito bem-vindo para os fãs ao mesmo tempo que pode agradar também quem não conhece tanto o universo. O difícil vai ser esperar até a próxima temporada.

Nota: 8.5

Crítica em vídeo:

Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: The Mandalorian (O Mandaloriano)
Data de lançamento: 27 de dezembro de 2019 (40min)
Criação: Jon Favreau
Elenco: Pedro Pascal, Gina Carrano, Giancarlo Esposito, mais
Gêneros: Fantasia, Aventura
Nacionalidade: EUA