“Trouble Don’t Last Always” é um episódio especial da série “Euphoria”, em que vemos Rue e Ali conversando sobre a vida dela em uma lanchonete.

O episódio está no HBO GO.

Sobre o que é “Euphoria”?

Em 2010, José Padilha lançou “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, filme que tentava mostrar à parte do público qual era o real objetivo do seu predecessor, já que a maioria dos espectadores assistiu ao primeiro e criou um mito em cima do Capitão Nascimento. Assim, o cineasta fez questão de ressaltar todos os defeitos do personagem na sequência, além de mostrar que o BOPE estava longe de ser o herói da hisótia.

Ainda que tematicamente muito distante, Barry Levinson faz algo semelhante no episódio especial de “Euphoria”, “Trouble Don’t Last Always”. O criador assume a direção para se fazer o mais claro possível para aqueles que não haviam entendido sobre o que a série realmente se trata. Pois, assim como em “Tropa de Elite”, uma percepção equivocada de “Euphoria” tem um efeito perigoso, já que por mais que a obra trate com responsabilidade a temática das drogas e da dependência química, não foram poucos os casos de espectadores que a interpretaram como uma viagem divertida, chegando ao ponto de muitos se drogarem para assisti-la, principalmente por causa de seu visual estilizado e repleto de cores neon. Da mesma forma, outras pessoas viram o seriado apenas como uma crítica simplista a quem usa drogas, não entendendo toda a complexidade da dependência química.

Critica Euphoria Trouble Don t Last Always 2

Uma simplicidade profunda

Dessa forma, esse episódio, que eu prefiro encarar como um filme entre as temporadas, se apresenta quase como uma sessão de terapia, sendo o terapeuta um ex-dependente químico. Levinson, então, não poupa didatismo ao explicitar qual é sua real visão sobre a série, o que começa com a dependência da protagonista e evolui para analogias sociais, políticas e ideológicas, além de uma análise existencialista sobre a vida.

E, por mais que o didatismo possa incomodar alguns (eu geralmente não gosto quando um diretor se explica demais em sua própria obra), “Trouble Don’t Last Always” se mostra como um complexo projeto para esse final de 2020. Não se engane, o fato do episódio ter apenas um ambiente majoritário e dois personagens conversando não diminui sua profundidade e a dificuldade imposta ao texto e à direção. É uma obra sem muletas, obrigada a se sustentar como um teatro realista, ultradependente dos diálogos e das atuações. Por sorte, ambos funcionam perfeitamente.

A conversa que inicialmente pode parecer só mais uma genérica da série evolui com muita naturalidade para as demais temáticas que o episódio aborda. Assim, o didatismo de Levinson vai sumindo em meio ao avanço gradual do diálogo. E é sempre muito bom ver uma longa conversa que nunca parece estagnada. O roteiro está sempre criando discordância entre os dois personagens, o que a move para frente e permite a evolução para além da dependência química, ainda que sem nunca perder o foco central. Sempre que um personagem parece mudar bruscamente de assunto, logo vemos que ele está criando um paralelo para provar o seu ponto.

Dessa forma, a terapia se transforma em aprendizado até o momento em que gera uma aproximação ainda maior entre os dois personagens. Há quem diga que toda cena deve apresentar três atos, como se fosse um minifilme, algo que eu geralmente discordo bastante. Entretanto, tal conceito se aplica para o episódio especial de “Euphoria”, por mais que ele não chegue a ser exatamente apenas uma cena, já que há a cena de abertura e momentos em que os personagens vão para o lado de fora da lanchonete (criando assim uma sequência). É belo, mesmo assim, ver uma simples conversa capaz de construir um arco, tanto temático quanto dramático para os seus personagens.

Portanto, “Trouble Don’t Last Always” se prova como muito mais do que apenas um episódio especial para agradas aos fãs. Apesar de sua aparente simplicidade, ele é capaz de ser um dos mais (senão o mais) profundos de toda a série. Nada melhor do que ver um problema complexo sendo trabalhado e debatido sem superficialidade.

Nota: 9.0

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Trouble Don’t Last Always
Data de lançamento: 1º de novembro de 2020
Direção: Barry Levinson
Elenco: Zendaya, Colman Domingo
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA