Você teria coragem de andar em uma superfície de cristal? Daquelas que se parecem transparentes e geralmente estão acima de uma de uma grande altura, sabe?

Subir em um elevador com o piso transparente ou se atirar por um tobogã de cristal a centenas de metros de altura é seguro? Sim, totalmente seguro, mas pouco recomendável se você sofre de vertigem.

O pessoal do Habitissimo montou uma lista com os lugares mais insanos do planeta para se aventurar por construções de cristal e por a prova se você tem ou não medo de altura.

1. Step into the Void, Aiguille du Midi Skywalk, França

A uma altura de quase 4 mil metros nos Alpes franceses e pendurada sobre um precipício, encontra-se esta caixa de cristal com cinco painéis de vidro. Parece frágil, mas não é: está preparada para suportar ventos de mais de 220 quilômetros por hora e variações de temperatura de 60 graus. Ainda assim, a sensação de estar ali dentro deve ser difícil de se descrever!

2. Piscina do Market Square Tower, Houston, Estados Unidos

Quarenta e dois andares e uma piscina infinita suspensa por 153 metros de altura, e a única coisa separando a água do vazio são 20 centímetros. Você se atreveria a nadar nela? Esta piscina promete ser uma experiência de contrastes: uma vista espetacular de Houston, um sistema de iluminação vanguardista e um mergulho para afastar a vertigem.

3. Mirante de Dachstein, Áustria

Voltamos aos Alpes para subir “a escada até o nada” ‒ assim chamam o arrepiante mirante de cristal que existe sobre a geleira de Dachstein. Com uma queda de 250 metros, a sensação é a de que se flutua sobre a paisagem. E, para chegar até lá, é preciso percorrer uma plataforma não menos arrepiante. Para aqueles que ainda quiserem mais, a aventura pode ficar completa atravessando uma ponte suspensa ‒ mas não se preocupe, ela é de metal.

4. Coiling Dragon Cliff, Tianmen Mountain, China

Esta passarela provocou autênticos ataques de pânico. E o medo paralisa, mas por aqui não há outro remédio senão se mexer. Ela se chama “Dragão Enrolado”, tem apenas 100 metros de comprimento que costeiam uma parede da montanha Tianmen. Fica no parque nacional de Zhangjiajie (sim, é o do filme Avatar). A vista é espetacular, é uma pena que nem todos se atrevam a desfrutá-la.

5. Ponte de Zhangjiajie, China

Seguimos pelas montanhas de Zhangjijie. Estamos diante da maior ponte de cristal do mundo. Quatrocentos e trinta metros de comprimento, formados por uma centena de painéis de vidro de três camadas, capazes de suportar 800 pessoas. Entre as duas montanhas, existe um desnível de mais de 300 metros de altura.

6. Grand Canyon Skywalk, Grand Canyon do Colorado, Estados Unidos

Parecida, mas um pouco mais veterana é esta espetacular passarela sobre o Gran Canyon do Colorado. Ela está suspensa sobre o abismo a 1.300 metros, e suas placas de vidro de 10 centímetros suportam o peso de até 800 pessoas, ainda que, por motivos óbvios, a passagem está restrita a 120 pessoas. Recomendamos não olhar muito para o chão, e não para evitar a vertigem, mas porque a vista é simplesmente espetacular!

7. Mirante de Aurland, Noruega

Se há algo que caracteriza as terras norueguesas, são seus magníficos fiordes ‒ e não há melhor forma de admirá-los do que das alturas. Em Aurland, este mirante construído em madeira e metal termina em uma forma curva e com um terraço acristalado que dá a sensação de que se vai cair no vazio. Evidentemente, o cristal não só impede isso, mas também oferece uma vista magnífica e resistência suficiente para segurar você com força se a sensação for forte demais.

8. Skydeck Torre Willis, Chicago, Estados Unidos

Ver qualquer cidade do alto de um arranha-céu impressiona, mas fazer isso da fachada do prédio é inesquecível. No 103º da Torre Willis, a 400 metros de altura, quatro caixas de cristal permitem que você se sinta suspenso no ar. Quer dizer, se parece mais com levitar sobre a cidade, mas com um pequeno e transparente apoio. Dá para tirar fotos incríveis da vista panorâmica!

9. At the TOP SKY, Burj Khalifa, Dubai

Falando em arranha-céus, é preciso visitar aquele que é atualmente o edifício mais alto do planeta, o Burj Khalifa, com nada menos do que 828 metros de altura e, claro, um mirante acristalado.

Podemos encontrá-lo no 148º andar, a mais de 550 metros de altura, ideal para contemplar a cidade como se ela fosse uma maquete. Sempre que se consegue vencer a vertigem, é claro. Para os mais medrosos, existe outro um pouco mais abaixo, no 124º andar e a 442 metros.

10. Skyslide, Los Ángeles, Estados Unidos

Quem se atreve a lançar-se ao vazio em um tobogã de cristal? Somente os amantes das fortes emoções vão decidir fazer este percurso a mais de 300 metros de altura. Esta atração, que não agrada a todos, está no US Bank Tower de Los Angeles.

11. Elevador da Sky Tower, Auckland, Nova Zelândia

Aqui ninguém precisa se mexer, o elevador faz isso por você. E para onde olhar? Se olhar para baixo, a sensação é intensa, já que o chão de cristal permite observar enquanto você se afasta do solo. Já se você sobe no alto da torre, verá a cidade de uma altura de 328 metros.

12. Torre Eiffel, Paris, França

A parte mais elevada da Torre Eiffel encontra uma competidora alguns metros mais abaixo, no primeiro andar. A vista pode não ser muito impressionante, mas desde que o chão de cristal foi colocado, os turistas já não têm tanta pressa em chegar ao topo da torre. Só está a 57 metros de altura, mas é possível sentir que se tem Paris aos seus pés.

13. Tower Bridge, Londres, Reino Unido

Do ícone de Paris a um dos mais importantes pontos turísticos de Londres, e este também se transformou para que os visitantes desfrutem sensações fortes. E, de novo, temos o cristal como protagonista. Em uma das passarelas superiores que unem as torres, o solo permite ver o que acontece abaixo: o tráfego, os braços da ponte se elevando, o passar dos barcos. Todo um espetáculo ‒ para quem tiver coragem de olhar para baixo, é claro

Deixe o seu comentário sobre o post: