É notável que o cinema nacional vive uma de suas melhores fases de todos os tempos, mas muitos ainda insistem em criticar o que é feito aqui. Então, já se tornou tradição no canal 16mm fazer listas mostrando quais são os melhores filmes brasileiros de cada ano (assista o dos melhores de 2018 também). Por isso, antes de falar mal do nosso cinema, primeiro assista esses filmes, talvez você mude de ideia.

Veja o vídeo sobre os 8 melhores filmes brasileiros de 2019 abaixo:

Além do vídeo, falarei um pouco sobre algumas dessas indicações. Duas têm crítica aqui no site. Então, bora para a lista.

Bacurau

bacurau

Premiado em Cannes, “Bacurau” dispensa comentários. Tornou-se o longa mais falado no Brasil principalmente por trazer uma história completamente nova, que ao mesmo tempo que resgata as raízes brasileiras, também tem um quê de cinema americano.

É o filme brasileiro que melhor consegue amarrar diferentes gêneros e tons na mesma narrativa. Mas era de se esperar, já que o Kleber Mendonça Filho é o melhor diretor nacional do momento. Dessa vez, ele fez parceria na direção com seu companheiro de longa data Juliano Dornelles.

A Vida Invisível

A Vida Invisível

Também premiado em Cannes, “A Vida Invisível” venceu “Bacurau” na seletiva brasileira e foi a escolha do país para o Oscar. Porém, apesar de ter encantado a indústria americana (conseguiu indicação até para o Spirit Awards), acabou ficando de fora da lista final, dominada pelo cinema europeu.

Ainda assim, é um belíssimo filme, ambientado nos anos 50, mas ao mesmo tempo moderno. Isso vai aparecer também nas temáticas presentes, é um longa conversa muito com os dias de hoje, sobretudo com o público feminino. Mais um belo trabalho na carreira de Karim Aïnouz. Destaque também para todas as atuações.

Deslembro

deslembro

Menos comentado do que os dois anteriores, “Deslembro” é mais um longa brasileiro a se destacar em festivais internacionais. É um filme que usa o ambiente da Ditadura Militar para trazer um tom mais íntimo e incerto para uma protagonista fortíssima. Além de carregado emocionalmente, a obra é dotada de uma poesia, principalmente graças à bela fotografia.

Sem dúvida, é um filme que não deveria ser perdido.

Filmes de Gênero

morto nao fala

Há muito tempo, boa parte do público critica a falta de um cinema de gênero mais forte no Brasil. Entretanto, alguns desses vão ganhando mais notoriedade nos últimos anos. O terror esteve mais uma vez bem representado. Depois do ótimo “Animal Cordial”, a diretora Gabriela Amaral Almeida voltou com o diferente “A Sombra do Pai”.

Outro a ganhar destaque no gênero foi “Morto Não Fala”, principalmente por sua premissa inovadora e a excelente atuação central de Daniel de Oliveira.

Mas não podemos esquecer também de que o Brasil começa a se abrir mais para o gênero de HQs. E o sucesso de “Turma da Mônica: Laços” pode alavancar ainda mais esse tipo de filme no país. O longa já tem sequência confirmada.