Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

Dízimo

Parece ser frase clichê mas saber se comunicar é fundamental nos dias de hoje. Com toda a tecnologia te permitindo entrar em contato com o mundo todo, ou até as facilidades turísticas pra você viajar, é importante ter noção de mais de um idioma que pelo menos não seja o seu nativo.

Vai das coisas simples até novos estilos de se viver: para entender a história de um jogo, responder uma proposta, saber falar corretamente o nome do pedido no restaurante, ler um livro recém-lançado que ainda não chegou no seu país (acontece muito aqui no Brasil), conhecer novas cidades ou até mesmo morar em outro país…como dizem:

Comunicação é o que faz o mundo andar.

Coincidentemente o Português é considerado um dos idiomas mais difíceis de aprender (principalmente para escrever). Exceções, regências e conjugações verbais da língua portuguesa estão entre os principais obstáculos para o estrangeiro então, se você já sabe falar sua língua nativa, é meio caminho andado para aprender outras línguas (concorda?)!

Existem alguns dialetos que são considerados mais fáceis de aprender do que outros, isso acontece devido a chamada “árvore genealógica dos idiomas”, quanto mais próxima a genealogia, mais fácil para aprender, devido ao alfabeto, pronúncia e variações fonéticas e quanto mais distante da nossa realidade linguística, maior é o desafio durante o aprendizado.

O Defense Language Institute (DLI), dos Estados Unidos, elaborou um ranking com uma escala, dividindo os idiomas entre as categorias fácil, médio e difícil, conforme a dificuldade de aprendizado em uma nova língua (geralmente é dividido em 4 habilidades: leitura, escrita, fala e escuta). O principal ponto levado em consideração foi o tempo de estudo que você levaria para ter proficiência no idioma.

A comparação fácil é com base em línguas parecidas com o inglês (24 semanas ou 600 horas/aula).

Espanhol

Os 5 idiomas mais faceis de aprender (5)

Número de nativos – 390 milhões | Família latina | Alfabeto latino

Muito influenciado pelo latim e com algumas influências árabes, o Espanhol se fala como se escreve e tem menos irregularidades que muitas outras línguas. Se estima que em 2050 os Estados Unidos serão um estado bilíngue inglês-espanhol.

Para os brasileiros, aprender espanhol, que tem a mesma origem etimológica da língua portuguesa (ambas derivadas da tradição greco-romana), pode ser muito mais viável do que aprender grego, por exemplo, cuja origem é helênica — e isso quer dizer que, além de a pronúncia ser muito diferente, esse idioma ainda conta com um alfabeto distinto, que é o chamado alfabeto grego.

Dentre todas os idiomas do mundo, a Família Latina (línguas que se originaram da mistura do latim com dialetos populares da Europa e se modificaram ao longo do tempo) acabam sendo mais fáceis de identificar e entender seus significados e por estarmos no Brasil, acabamos tendo uma facilidade a mais para entender palavras em Espanhol e Italiano.

Italiano

Os 5 idiomas mais faceis de aprender (8)

Número de nativos – 80 milhões | Família latina | Alfabeto latino

Além da Itália, podemos encontrar pessoas falando Italiano na Suíça, Malta e Argentina, bem como em outros 25 países, somando assim um total de 70 a 125 milhões de pessoas que falam italiano em todo o mundo. A gramática é muito similar a outras línguas de origem latina, com menos verbos irregulares quando comparada ao espanhol ou ao francês.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender (9)
 
 
(Algumas palavras você já conhece sem querer, como spaghetti, pizza, cappuccino, mozarela, risotto ou Ferrari, além da parte mais legal: poder gesticular frases com as mãos!!!)
 
 

Francês

Os 5 idiomas mais faceis de aprender (10)

Número de nativos – 220 milhões | Família latina | Alfabeto latino

O Francês tem mais de 100 milhões de falantes nativos e é – língua oficial em 28 países – falada em quase todos os continentes. Isto significa que você pode praticar o francês quase em todos os lugares que você for. E atente-se: o Francês pertence à família das línguas românicas, o que significa que para os falantes de inglês, o vocabulário vai parecer bastante familiar. Os linguistas estimam que as duas línguas têm mais em comum do que quaisquer outras, e que até a informação de que 1 terço de todas as palavras no idioma Inglês foram influenciadas pelo francês.

Romeno

Os 5 idiomas mais faceis de aprender (2)

Número de nativos – 24 milhões | Família latina | Alfabeto latino

Sim!! Quem diria que teria um idioma que você não esperasse como o Romeno hein? Aprender a língua do Conde Drácula não é assim tão difícil. Existem aproximadamente 500 palavras semelhantes ou até iguais entre romeno e português. Um exemplo é “superior”, que se escreve e pronuncia da mesma forma.

Inglês

Os 5 idiomas mais faceis de aprender (11)

Número de nativos – 400 milhões | Outras famílias – Germânica | Alfabeto latino

Indicação:

 

O Inglês é a língua mais falada do mundo, logo, colocá-lo em prática não é complicado. Com palavras curtas, sem variações de gênero e os verbos só mudam a conjugação na terceira pessoa do singular. No mundo há aproximadamente 400 milhões de nativos da língua inglesa, mas um total de 2 bilhões de pessoas podem se comunicar em inglês (ou seja, cerca de 30% da população mundial).

Veja também outros posts com curiosidades sobre outros países!

Deixe seu comentário