Fim do canal Nostalgia?

Videos

canal nostalgia

Texto via YouPix:

No final do ano passado, o YouTube teve uma grande mudança em suas ferramentas. Muitos canais começaram a receber flags e strikes por uso de material com direitos. Os principais atingidos, inicialmente, foram os canais de games. Depois, outros começaram a receber notificações, mas foi ontem que essa política fez uma vítima (quase) fatal: o Canal Nostalgia, de Felipe Castanhari, que recebeu o último Strike ontem e, até segunda ordem, será desativado em 7 dias.

Explicando as flags e strikes

O Content ID é o robôzinho do YouTube que busca pelo conteúdo com direitos autorais. Caso ele ache, o tal vídeo recebe uma flag e deixa de ser monetizável, mas nada além disso acontece. Já para o canal do YouTube levar strikes, é necessário alguma empresa ou pessoa entrar em contato com o YouTube e alegar que o conteúdo no vídeo é dela. Levando 3 strikes, o canal é fechado.

Veja o depoimento de Castanhari sobre o que aconteceu com Nostalgia, o canal dele:

“No final do ano passado recebi um strike da Turner Broadcasting System (aka Time Warner) em dois vídeos de um projeto secundário do canal chamado “Personagens Cantam”, tentei recorrer a esse strike, porém a Warner não me respondeu e o youtube não aceitou minha apelação já que de fato eu detinha 0% dos direitos de imagem e vídeo sobre o meu conteúdo (Vídeo, meninas super poderosas cantando Show das Poderosas). Após esse strike fui obrigado a cancelar essa série por motivos óbvios. No final de dezembro, recebi o 2o Strike, agora vindo da FOX aplicado ao vídeo “Nostalgia – Simpsons”. Tentei recorrer, porém a FOX não me respondeu. Como era um vídeo muito importante que continuaria ganhando bastante visualização, resolvemos reedita-lo para que nada dentro do vídeo que não fosse a minha imagem passasse de 15 segundos consecutivos. Subimos o vídeo novo no youtube e ontem por volta das 21h, a FOX derrubou o novo vídeo e aplicou outro strike, o 3o do canal, e junto dele veio uma notificação do youtube dizendo que o meu canal seria excluído dentro de 7 dias”.

Para não perder o canal, Castanhari entrou em contato com a sua network, a Amazing Pixel, do Grupo Jovem Nerd. Além da sua network, foi criado uma petição no Avaaz afim de recrutar votos dos fãs do canal e mostrar a nossa indignação.

Vamos torcer para que a Fox (ou as outras empresas) retire o strike a tempo e impeça que o canal Nostalgia seja deletado. Enquanto isso, indico que se inscrevam no novo anal Nostalgia e acompanhem as possíveis novidades.