Facebook te dando um choque

Entretenimento

facebook-shock

Você se considera um heavy user facebook?

Quanto tempo você acha que gasta na rede social toda semana?

Para quem acha que está passando tempo demais no Facebook, uma boa tática é adotar essa invenção que os estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram: Um dispositivo que chama a atenção do internauta quando ele extrapola determinado número de horas na rede social das fofocas.


Cuidado para o seu chefe não ver isso e gostar da ideia

O seu funcionamento é bem simples: o equipamento é uma pequena placa de arduíno, conectada via USB ao computador, que manda choques por um keypad de descanso de mão que deve ser conectado ao teclado. O gadget faz o monitoramento da atividade online do usuário e, assim que ele acessa o Facebook, um sinal é enviado e um choque é emitido.

Facebook te dando um choque

baseado na experiência do físico russo Ivan Pavlov (1849-1936), a máquina foi batizada com o nome de “puxão de Pavlov”

Robert Morris, um dos criadores da invenção, destacou que a ideia é uma daquelas “brincadeiras que são sérias”. Segundo ele, é necessária uma grande discussão em torno do vício em redes sociais.

“Este projeto tem a intenção de ser uma piada, mas acreditamos que uma discussão séria sobre como as tecnologias de comunicação são desenhadas. Tecnologias como o Facebook são viciantes por causa do seu design. De acordo com a comScore, usuários do Facebook passam em média 400 minutos por mês no site. Um estudo da Universidade de Chicago sugere que o Facebook e o Twitter são mais viciantes do que tabaco ou álcool”, frisou.

“O mecanismo monitora o uso do aplicativo e dispara um choque quando detecta que o internauta está há muito tempo no Facebook. O choque é desagradável, mas não é perigoso”, explica Dan McDuff, parceiro de Morris.