CPI da blogosfera

Entretenimento

Pra quem andou antenado no que aconteceu no Twitter a alguns dias, sabe o motivo dessa postagem, alguns blogs são suspeitos de usar métodos abusivos para conseguir mais “visitas” no seu blog, muitas vezes atrapalhando os outros blogs a conseguirem publicidade. O fato que muitas vezes deixa quase todos os blogueiros, pelo menos os que não fazem uso dessas ferramentas, um tanto quando indignados, pois sabemos o quanto essas ferramentas podem ser poderosas e fazer algo irreal parecer muito real.

O amigo Diego, do blog Ah Duvido!, publicou um excelente texto explicando o que havia acontecido, porém por má fé ou até mesmo medo de alguns blogueiros, que pediram que a postagem fosse retirada, ele o fez, até mesmo para preservar a seu ideoniedade e não “prejudicar” possíveis inocentes. Mas depois ele ajustou o texto e repostou, agora sim sem “prejudicar” ninguem. Espero que leia com atenção e entenda os motivos que levam blogueiros como HipertensooPaper BlogBloody Brothers,Não Pode Rir, Frango Insano e nós d’oS Profanos, a ajudar aos leitores e outros blogueiros a entender o que são essas ferramentas e como elas prejudicam a blogosfera.

(clique na imagem)

 
Há alguns dias atrás fizemos um post falando sobre os scripts nos Blogs e a corrupção que vem tomando a Blogosfera. Contudo, por citar um culpado e não possuirmos provas suficientes para embasar nossos argumentos, resolvemos excluir a matéria para não corremos o risco de estarmos realizando uma injustiça. No entanto, dado as descobertas dos últimos dias e a reação de alguns blogs que fizeram pressão para retirar a publicação do ar o mais breve possível, voltamos a tocar no assunto. Acreditamos que esse problema não foi resolvido, provavelmente estamos vendo ainda apenas a ponta do iceberg.
Como ia dizendo, nossa Blogosfera não é mais a mesma. Alguns blogs, visando à fama e o dinheiro, começaram a utilizar artifícios para enganar os leitores e as agências de publicidades. Para tentar acabar com isso antes que vire uma verdadeira bagunça foi criada a CPI da Blogosfera. O objetivo é deixar os leitores e agências de publicidade conscientes de que estão sendo ludibriados. Não queremos que esses atos , de certa forma são corruptos, perpetuem pois estão prejudicando quem realmente trabalha para ter retorno.
Sem apontar para esse ou aquele, iremos listar aqui e explicar como funciona esses esquemas e esperamos que você, leitor , colabore e denuncie para nós, assim que tiver provas obviamente, que determinado blog está usando qualquer um desses artifícios:

Scripts

A credibilidade dos blogs foi manchada com o aparecimento de scripts capazes de alterar o número de visitantes simultâneos, apresentados no whos para os leitores.
O script é capaz de adicionar o número de visitantes que o blogueiro quiser ao contador, levando o leitor a acreditar que o blog é muito acessado.
Bom e o que isso muda?
A Blogosfera, assim como em qualquer outra atividade no mundo, sofre com o efeito “Maria-vai-com-as-outras”. Trocando em miúdos, isso significa que o blog vai crescer, independente do conteúdo que apresenta simplesmente porque uma percentagem de pessoas que acessam o blog irão se impressionar com o número de visitantes online e voltarão a entrar por influência desse fato. Desse modo, o utilizador do script persuade o leitor e este retorna, não por avaliar o blog bom mas por falta de personalidade (gente que precisa que os outros gostem de algo para gostar também) e total ausência de senso crítico. Você pode não notar mas essa atitude na Internet é muito comum, veja o Trending Topics do Twitter por exemplo. Para dar uma visão mais ampla da situação, pesquisas mostram que mais da metade dos internautas brasileiros não conseguem construir uma opinião própria sobre qualquer tema. Ou seja, milhares de pessoas são enganadas (ou se preferir, trolladas) nesse processo.
Contudo esse não é o pior ponto. O que mantém os maiores blogs em funcionamento é a publicidade. Existem gastos para manter os servidores, além do que, boa parte dos blogs grandes são responsáveis pela criação do material apresentado em uma grande fatia da Blogosfera. Claro que para isso é necessário tempo e alguns blogueiros, ou largam o emprego para se dedicar exclusivamente ao blog, virando blogueiros profissionais, ou vivem em uma rotina pesadíssima que envolve o trabalho, por vezes estudo e a criação do conteúdo para publicação no blog, o que reflete em noites mal dormidas. O retorno desse esforço acontece de duas formas e somente com a presença de ambas ocorre a motivação para continuar. A primeira é através do sucesso do blog, que vem pelos comentários e expansão que desse pela web. O segundo é o financeiro. E é nesse ponto que um blog com script afeta a Blogosfera. Como relatado anteriormente as agências contratam pelo número de acessos. Logo, aquele Blog com script estará tomando os anúncios dos blogs que realmente merecem e se dedicam para criar um conteúdo excelente para o leitor. O reflexo desse ato é a tendência em diminuir os blogs bons que não terão retorno financeiro e o aumento dos blogs ruins, que ganham fama através da mentira. Sem esquecer que as próprias agências de publicidade serão prejudicadas pois os visitantes fantasmas não irão dar o retorno necessário para campanha que será vinculada.

Como identificar os Scripts

Como foi é bastante recente essa descoberta, ainda estamos um jeito e acredito que logo iremos descobrir. Uma pequena investigação sobre o como funciona esses scripts demonstrou dados relevantes. Os scripts são adicionados em servidores /site diferentes daquele que o blog que o utiliza ocupa. Quando está em funcionamento, ele envia desse servidor/site visitas fantasmas, conforme o relatado anteriormente, para páginas do blog de forma randômica, alterando tanto os dados dos whos, demonstrado aos leitores através do contador exibido na Home, como o próprio Analytics, pedido pelas agências, já que o comportamento desse é simular visitas reais, como se cada uma delas tivessem partido de um ip diferente. Nossa maior dificuldade fica por conta de identificar a origem desses scripts através do blog que recebe as visitas, é provável que isso seja possível mas necessita de muito conhece técnico. Por isso, se você que está lendo isso, entende do assunto e sabe como fazer ou conhece um software que faça, entre em contato.

iFrames

Os iFrames são páginas dentro de páginas como o nome mesmo diz. Alguns blogueiros começaram a usar esse artificio para diversas finalidades erradas, como aumentar o número de visitas do seu blog ou enviar visitas para os seus parceiros.

Como os iframes usados de forma errada prejudicam?

Você acabou de criar um blog. Está trabalhando e criando posts para crescer. Todavia, sabemos que mesmo criando os melhores posts, é difícil crescer num meio onde existem tantos blogs consolidados sem uma boa divulgação. Um meio de conseguir divulgação para o seu blog é conseguindo parcerias com blogs maiores ou blogs do mesmo tamanho, porém no ultimo caso, com um certo destaque. Enquanto você está se esforçando para conseguir o seu espaço, o utilizador de iframes usa das maracutaias para ocupar um espaço nos outros blogs que poderia ser seu. Por isso, acabar com o iframes seria uma forma de nivelar a Blogosfera pelo trabalho realizado com os blogs.

Como identificar os iframes usados de forma indevida?

É simples: clique com o botão direito do mouse sobre qualquer parte do site que não seja um link ou imagem, se você estiver utilizando o Chrome por exemplo, aparecerá uma opção chamada “Exibir código fonte da página”. Clique nessa opção e você notará que uma página com o código fonte foi aberta. Dê um ctrl+F e procure pelo “iframe”. Abaixo disponibilizamos um blog que estava utilizando esses meios, como exemplo, basta você comparar o código apresentado com este e saberá se o mesmo está ou não utilizando esse recurso inapropriado:

 

(clique na imagem para ver em tamanho grande)

 

Imagens nos whos

Por mais bobo que possa parecer, tem muita gente que é enganada por esse truque ainda. Trata-se de trocar o contador do whos por uma imagem randômica para persuadir o leitor, o fazendo acreditar que o blog é muito acessado.

Como descobrir se é verdadeiro ou uma imagem?

Basta ir em cima do contador e clicar, se ele não for para página do contador, provavelmente o contador não é verdadeiro. Analise também se colocando o pointer sob o mesmo aparece algum link que é finalizado por uma extensão de imagem como .png , .jpg.

Esses são os três artifícios mais utilizados para enganar os visitantes. Existem outros, mas para nossa primeira conversa sobre o assunto esses três estão de bom tamanho.

O que nós aconselhamos?

Quando você descobrir que um blog utiliza tais recursos para enganar o seu publico, espalhe isso. A desmoralização é a maior arma do público. Os visitantes reais fazem a diferença, ninguém sobrevive só de visitantes falsos, mesmo porque visitantes falsos não clicam em anúncios, não divulgam as campanhas, não fazem nada. Se você tiver conhecimento de alguns desses casos, nosso conselho é: pare de acessar esse blog e depois, se tiver um tempinho, faça o favor de entrar em contato com as nossas @`s ou e-mails ou utilize no Twitter a tag #CPIdaBlogosfera denunciando. Vamos pôr os pingos nos i`s, queremos acabar com essa palhaçada de vez, para que cada um que componha essa fatia da web receba o reconhecimento pelo seu esforço e trabalho e não por atos corruptos e maracutaias.

Você que tem Blog e gostaria de colaborar com a campanha , dá um Ctrl+C e Ctrl+V, não precisa creditar, basta divulgar a idéia.

 

via Ah Duvido, nossos policiais da blogosfera.

 

Deixe seu comentário