As melhores cidades pequenas do Brasil para viver

Entretenimento

O sonho de muitas pessoas é conseguir morar em uma cidade grande e se beneficiar com todos os prazeres que uma metrópole pode proporcionar.

Bons empregos, bons salários, restaurantes, cinemas, teatros, baladas, pessoas, informação!

Para quem já se cansou de toda a correria, transito, poluição, vizinhos ignorantes e todos os riscos de um lugar como esse, existem cidades que pode proporcionar um meio termo de uma vida agitada da cidade, porém calma como um vilarejo de interior.

Mas não só para isso, até condições de vida básicas, algumas cidades brasileiras têm melhorado os seus serviços de saúde, dinamizado a sua economia, melhorando as vias de comunicação e expandido a sua rede de transportes. Situações que as vezes pouco importa o tamanho das cidades de qualidade de vida e bem-estar que podem oferecer.

As melhores cidades pequenas do Brasil para viver

Com base aos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as melhores cidades pequenas do Brasil para se viver são classificadas em até 100.000 habitantes – quase um estádio do Maracanã em dia de “clássico” – cruzando com base no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), indicador que agrega elementos relacionados a Educação, Renda e Expetativa de Vida, as melhores cidades “pequenas” do Brasil são:

Águas de São Pedro (SP)

As melhores cidades pequenas do Brasil para viver (1)

No topo da lista, na região Sudeste, Águas de São Pedro é a melhor pequena “grande” cidade para viver em todo o Brasil, possuindo grandes facilidades e acessos para a grande São Paulo.

Localizada a 187 km da capital, Águas de São Pedro ocupa uma área de 5,54 km², sendo o menor município paulista, sua população foi contada pelo IBGE em um pouco mais de 4 mil habitantes. A cidade tem uma economia apoiada no Turismo, sendo conhecida pelas suas águas hidrominerais de valor medicinal, tendo suas fontes naturais com alguns dos principais atrativos turísticos.


 

Joaçaba (SC)

As melhores cidades pequenas do Brasil para viver (5)

Joaçaba, no Estado de Santa Catarina aparece em uma das melhores municípios para se viver no Brasil segundo dados da ONU, representa uma excelente opção pela sua reputação enquanto capital do Vale do Rio do Peixe, pela sua Economia com forte orientação agrícola e industrial e pelo desenvolvimento ilustrado pelo seu IDH de 0,827.

As principais atividades econômicas do município são a Indústria, em especial o setor metal-mecânico, processamento de madeira e produtos alimentícios. Possui comércio diversificado e desenvolvido, já que muitas cidades vizinhas têm no turismo a atividade econômica principal e Joaçaba está estrategicamente localizada no centro da região.


 

Vinhedo (SP)

As melhores cidades pequenas do Brasil para viver (8)

Em terceiro lugar, também na região Sudeste do país, Vinhedo, cidade da região de Campinas que fica a 75 quilômetros da capital paulista, possuí um dos maiores IDH’s de todas as cidades, com uma base de 71 mil habitantes

Vinhedo recebeu o selo de cidade livre do analfabetismo e ganhou reconhecimento da mídia por seu método de ensino municipal. A cidade já foi uma das maiores fornecedores de café, porém atualmente é conhecida também pela sua produção de uva.


 

Nova Lima (MG)

As melhores cidades pequenas do Brasil para viver (7)

Com 88 mil habitantes, a cidade de Nova Lima em Minas Gerais é a primeira cidade de Minas Gerais em qualidade de vida, maior PIB de ouro no Brasil e uma das maiores cidades incentivadoras do esporte Rugby no país.

Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade possuí diversas minas ao redor de todo município, como as minas de Morro Velho, Mostardas e Rio de Peixe, onde são extraídos diversos minerais, incluindo ouro.


 

Entre os estados do nordeste, encontramos no topo da lista, cidades como Itacaré na Bahia, Jacumã no estado da Paraíba ou São Luis no Maranhão, todas com grande parte da economia vindo do turismo, por possuírem ótimas paisagens, lindas praias e belezas naturais, além do alto índice de boas condições de vida.

Jericoacoara (CE)

As melhores cidades pequenas do Brasil para viver (4)

Considerada com uma das “10 mais” de acordo com o The Washington Post, com uma população de apenas 17 mil habitantes, a cidade de Jericoacoara, localiza-se no município de Jijoca a 300 Km da capital cearense, Fortaleza, considerado como o estado estado mais rico do Nordeste, com a maior taxa de PIB e imensa oferta imobiliária.

A cidade é conhecida na história por ter sido o local de instalação do vilarejo e forte de Nossa Senhora do Rosário, que serviu como base de apoio aos portugueses nas batalhas contra os franceses que ocupavam o Maranhão.

Uma das principais atrações naturais da cidade é a Praia de Jericoacoara e A Pedra Furada, uma das maiores atrações do local, é uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza. No mês de julho, é possível assistir ao sol se pondo “dentro” do buraco da pedra.

Jericoacoara Jericoacoara Jericoacoara