A história dos logotipos mais famosos dos cinema

Entretenimento

Com-certeza-absoluta-sem-pensar-duas-vezes você já viu esses logotipos ao menos uma vez na vida, nem que seja na sessão da tarde em um almoço de domingo.

Dentre os logotipos mais emblemáticos de Hollywood, com suas vinhetas mesmo que rápidas, acabam se tornando um marco antes de qualquer filme começar e criam uma identificação instantânea da marca com o telespectador.

Os primeiros filmes apresentavam apenas um cartão com o nome da produtora, o seu logotipo e, por vezes, uma frase sobre os direitos de autor. Com o aparecimento das produtoras independentes, por volta de 1909, os créditos iniciais foram evoluindo, passando a surgir também os nomes dos atores e, mais tarde, realizadores, diretores de fotografia, argumentistas, entre outros.

Por traz do leão da “Metro-Goldwyn-Mayer”, a senhora da “Columbia Pictures”, ou a montanha da “Paramount Pictures”, existem histórias peculiares sobre a criação da marca de cada estúdio.

Paramount Pictures

O logotipo da Paramount Pictures é um dos mais antigos de Hollywood. Falam que foi desenhado pela primeira vez em um guardanapo durante uma reunião com Adolph Zukor, um dos fundadores. A montanha que aparece na imagem foi baseada nas memórias de infância da Montanha Lomond Ben no estado de Utah, mas com o passar dos anos presume-se que foi substituída pela montanha Artesonraju localizada no Peru.

O logo original possuía 24 estrelas que representavam o número de atores e atrizes contratados na época. Depois, duas estrelas foram removidas e continuam assim até hoje, com 22 estrelas, o motivo disso ainda é desconhecido.

Metro Goldwyn Mayer

Não precisa olhar para a tela, só de ouvir o rugido do leão você já sabe que um filme da MGM vai começar!

A história real da Metro Goldwyn Mayer fala que o logotipo existe desde o cinema mudo e foi feito para a Goldwyn Pictures, que mais tarde iria se juntar a Metro Pictures e a Mayer Pictures, criando uma das mais importantes produtoras do mundo. Dizem que o leão da imagem foi amarrado e torturado para a produção do logotipo, mas na verdade é uma montagem. A inspiração deve ao time de atletismo favorito de Howart, o criador do logo, que tinha um leão como mascote.

Até hoje cinco leões já estrelaram a apresentação: Slats 1916, Jackie 1928, Tanner 1935, George 1956 e Leo atualmente.

Century fox

Criado pelo artista “Emil Kosa, Jr.” em 1933, para a 20th Century Pictures, o logotipo do estúdio tem como ponto forte a fanfarra que o acompanha e que foi criada pelo então diretor musical da “United Artist”, “Alfred Newman”.

Em 1935, a 20th Century Pictures funde-se com a “Fox Film Corporation” e “Kosa’ redesenha o logotipo de forma a incorporar o nome da nova empresa: 20th Century-Fox. Durante essa década o logotipo não sofreu grandes alterações e só com a versão em Cinemascope (a 20th Century-Fox foi o primeiro estúdio a ter uma versão a cores do seu logotipo) é que este sofre a sua primeira grande alteração, novamente por Kosa: o edifício é redesenhado e o fundo passa a ser um crepúsculo.

DreamWorks

Embora todos só pronunciem DreamWorks, o nome completo do estúdio é DreamWorks SKG. Na parte de baixo do logo estão as letras SKG. S vem de Steven Spielberg; K, de Jeffrey Katzenberg; e G, David Geffen, os 3 homens que uniram os talentos para formar a DreamWorks.

A primeira ideia do desenho do logo era um homem pescando na lua, mas o artista contratado Robert Hunt enviou a imagem de um menino pescando em uma Lua crescente para Spielberg, que se encantou com o desenho. A criança era nem mais nem menos do que William, o filho de Hunt, hoje um famoso compositor.

Columbia Pictures

A Columbia Pictures foi criada em 1924, pelos irmãos Cohn, Jack e Harry e chamava-se Cohn-Brandt-Cohn, porém como, inicialmente, os filmes não eram de boa qualidade, o nome foi alterado para o que é hoje, com a finalidade de deixar a marca com mais glamour.

O logotipo, uma moça segurando uma tocha, foi criado em 1924 e a identidade da mulher que posou passou a ser um mistério. Muitos veículos de comunicação declararam ter encontrado a modelo, mas nada foi comprovado.

Foram tantas mudanças, que é provável que a modelo tenha sido mudada diversas vezes. Em 1993 mais uma mudança foi feita, dessa vez a modelo não foi secreta, foi a dona de casa da Louisiana chamada Jenny Joseph. Porém, o rosto da imagem foi criado por Deas, com programas digitais.

Walt Disney Pictures

O famoso castelo usado até 2006 foi inspirado em um castelo real, que está localizado na Alemanha e é chamado de Castelo de Neuschwanstein, onde vivia um rei muito tímido, chamado Ludwig II. Após o ano de 2006, a Disney passou a usar nas aberturas um novo castelo, agora inspirado no icônico palácio da Cinderela.

Warner

O logo da Warner é simples, um emblema com as iniciais W.B. O estúdio foi criado pelos irmãos foi responsável pelo primeiro filme falado da história. O curioso é que um dos irmãos teve a ideia e ao contar para o outro ouviu: – Mas quem diabos gostaria de ouvir os atores falando?

A ideia, que para a época parecia maluca, trouxe fama ao estúdio. A Warner foi o estúdio que mais alterou suas logos cinematográficas ao longo dos anos, mantendo em comum entre todas apenas o W.B.

Veja também:
Logotipos com mensagens escondidas

Deixe seu comentário



Tags: ,


Loading...