7 incríveis casas subterrâneas que são maiores e melhores que a sua casa

Entretenimento

Confortáveis e arquitetonicamente fantásticas, algumas casas subterrâneas são um exemplo de sustentabilidade, pois consomem menos energia, possuem um maior isolamento térmico e acústico e, surpreendentemente, contam com uma boa entrada de luz natural e fogem longe daquelas velhas lembranças de antigos porões ou esconderijos da época da Segunda Guerra Mundial, além de trazer a segurança e proteção contra catástrofes naturais como furacão e fortes tempestades.

Conheça as mais fantásticas casas subterrâneas espalhadas pelo mundo que deixam qualquer simples “mansãozinha” no chinelo e morrendo de inveja.

Cave House em Civita di Bagnoregio, Italy

Construída dentro de uma gruta de arenito, sua arquitetura moderna contrasta com suas paredes inacabadas naturais. Graças a seu aquecimento térmico inteligente, não há necessidade de ar condicionado ou aquecedor.

Imóveis Lättenstrasse, Dietikon, Suíça

São 9 casas construídas sob uma colina em Dietikon, na Suíça, conectadas por uma escada e ao redor de um lago artificial. Por serem cobertas por terra e grama, possuem um isolamento eficiente que as protege da chuva, temperaturas extremas, vento e corrosão.

Casas em cavernas no Irã

Esculpido naturalmente em formações de rochas vulcânicas no Irã, esse conjunto de casas possui mais de 700 anos e um gasto energético extremamente baixo. Apesar de serem antigas, suas estruturas foram modernizadas e elas estão disponíveis para aluguel.

Tunell Villa, Suíça

Os fãs de Tolkien vão amar essa pequena casa no maior estilo Hobbit, localizada nos Alpes Suíços. A ideia de seu criador, o arquiteto Christian Müller, era fazer uma construção que não atrapalhasse a vista das lindas montanhas de Vals, local famoso por sua bela paisagem e banhos termais. Possui 225 m² e uma fachada de pedra com largas janelas. Sua arquitetura moderna, garante ótima iluminação e isolamento térmico, eliminando a necessidade de aquecimento no inverno e resfriamento no verão.

Casa de Pedra no deserto da Grécia

Construída em formato de retângulo entre duas encostas, esta casa localizada no deserto da Grécia utiliza luz e aquecimento natural e está protegida dos fortes ventos da região. Para quem está de fora, só é possível visualizar a casa se ela for olhada de seu centro, e ainda assim, ela pode ser facilmente confundida com uma das inúmeras ruínas da região.

Casa Hobbit, País de Gales

A casa Hobbit se assemelha a uma casa de conto de fadas no País de Gales. Simon Dale, seu idealizador, diz que primeiramente removeu o lado de uma colina. Conforme escavava, recolhia pedras, argila e terra que mais tarde utilizou para fazer pisos, paredes e para fortalecê-los isolar ainda mais os fardos de palha. A estrutura do telhado foi coberta com terra, uma camada de relva e uma folha de plástico. As paredes foram cobertas com cal, que exige menos recursos do que o cimento.

A casa de Pétalas, Bolton, Reino Unido

O projeto da casa em forma de pétalas ainda está esperando a liberação do comitê de planejamento da cidade para sair do papel, mas só sua idealização é uma verdadeira obra de arte: ela terá 8 mil m² e utilizará apenas energia natural. Sua estrutura em forma de pétalas garante uma ótima iluminação natural.


Descobertas lá do Habitadíssimo

Veja também:
As 13 casas abandonadas mais assustadoras do mundo

Deixe seu comentário