10 super-poderes que não funcionariam no mundo real

Entretenimento

Posso apostar qualquer valor de dinheiro que oferecerem para dizer que um dia, ao menos uma vez na vida você já pensou em ter pelo menos um super-poder. Eu como fã do mundo dos super-heróis, não pensei em ter apenas um, mas sempre sonhei com poderes como Voar, Teletransporte ou Super-Força.

Mas, embora esses poderes funcionem bem nos quadrinhos, eles não se sairiam tão bem aqui no mundo real. Muitos super-poderes são simplesmente supervalorizados, se não francamente mortíferos, e não adiantaria nada receber a dádiva de apenas um poder se ele não viesse acompanhado de outros para compensa-los.

O site Ei Nerd montou uma lista mostrando os tops super-poderes que não funcionariam muito bem em nosso mundo:

1. Voo

Pergunte a qualquer um qual seria o seu super-poder favorito e muitos vão responder “voo”. Desde o início dos tempos, os seres humanos olham o céu, na esperança de um dia viajar entre as aves. Claro, os aviões são uma ótima maneira de viajar, mas usar suas próprias habilidades naturais não seria muito melhor?

Na verdade, voar não é tão glamouroso quanto parece. Pra evitar pássaros, insetos e outras pragas de baixa altitude – edifícios, antenas etc -, você precisaria alcançar alguns milhares de metros no ar. E pra cada mil pés, a temperatura cai 1,65º. À 30.000 pés, você estaria numa temperatura de -23,8º. Além disso, o oxigênio seria outro problema: à 30.000 pés, o ar é tão pouco que você iria desmaiar em segundos pela privação de oxigênio.

Agora que você está voando com segurança com roupa térmica e tanque de oxigênio, lembre-se de não quebrar a velocidade do som. Ao fazê-lo, o atrito das moléculas na atmosfera no seu corpo vai criar temperaturas altíssimas, incinerando-o. Em suma, deixemos o voo pra os pássaros.

2. Super Força

Aqueles que não escolhem voo são propensos a escolher super-força. Qualquer um que poderia levantar um carro sobre a sua cabeça com uma mão ganharia a admiração de um grande número de fãs. Feitos heroicos como parar trens fugitivos ou segurar aviões em queda seriam muito legais! Se não quiser ser herói, você ainda pode se tornar um atleta profissional, erguendo pesos impossíveis ou nocauteando qualquer adversário no ringue de boxe.

Qualquer pessoa com um conhecimento básico da física pode dizer-lhe que pegar um avião caindo não seria nem um pouco suave. Se você erguer as mãos pra pegar um avião enorme que está a mergulhar a centenas de quilômetros por hora, você vai simplesmente perfurar o casco e não vai salvar ninguém.

Os esportes são outra opção, certo? Alguns podem ser, contanto que eles não envolvam contato. Se tudo o que você levanta é leve como uma pena, você vai ter dificuldades em controlar a sua força. A carreira de boxe acabará no momento em que você der um soco e esmagar a cabeça de alguém. Na verdade, muitos esportes seriam impraticáveis pra você.

3. Visão de Laser

Existe alguma coisa mais legal do que disparar lasers pelos olhos? Visão Laser parece impressionante, mas pense nisso em termos práticos. Quantas vezes na sua vida você disse: “Cara, isso com certeza seria mais fácil se os meus olhos fossem capazes de derreter aço”?

Provavelmente você nunca disse isso. Visão Laser seria impressionante, sem dúvida, mas simplesmente inutilizável na vida cotidiana. Sua melhor aposta seria a de encontrar o centro de pesquisa mais próximo – lasers de laboratório são incrivelmente caros e requerem uma grande quantidade de energia pra funcionar. Oferecer-lhes suas habilidades únicas por uma bolada de dinheiro e viver o resto de seus dias como um laser humano seria o seu destino.

4. Invencibilidade

Imagine ser capaz de testemunhar toda a ascensão da civilização humana em primeira mão. Deste dia em diante, nada pode ferir ou matar você. Você vai viver pra sempre e ver até onde nossa espécie evolui. Você pode viver sua vida como você escolher, sabendo que você nunca vai morrer.

Pense nisso por um segundo: você nunca vai morrer. Você vai ver a ascensão da humanidade, mas você também vai ver a sua queda terrível e violenta, sem dúvida. A cada geração, aqueles que você ama vão murchar e morrer, enquanto você vai ficar saudável e livre de doenças. Todos que você conhece vão morrer, até que fique sozinho num planeta desolado. Um dia, a Terra será engolida pelo Sol. E caso a humanidade não tenha encontrado uma maneira de deixar o planeta até lá, você só flutuar sem rumo no espaço pra sempre, desejando saber voar.

5. Controlar o Clima

Toda criança tem fantasias sobre um dia de neve inesperado pra não ter que ir à escola. Com a capacidade de controlar o clima, cada dia pode ser ensolarado ou com neve. A decisão é sua.

A parte que não vemos nos quadrinhos é os efeitos colaterais dessas mudanças climáticas incomuns. Tempestades constantes podem ser divertidas pra uma criança, mas elas são perigosas pros outros. Dias ensolarados frequentes podem arruinar uma fazenda local, resultando em menos alimentos e colocando uma família fora do ramo alimentício. Seu desejo egoísta de um determinado tipo de clima teria graves repercussões.

6. Ler Mentes

Muitas pessoas acreditam que sua vida seria muito mais fácil com a capacidade de ler mentes. Cada pequeno problema poderia ser tratado imediatamente. Acordos de negócios poderiam ser atingidos, e novos amigos poderiam ser obtidos com relativa facilidade.

Infelizmente, nem tudo o que você iria ouvir seria bom. A pessoa que você pensou que era o seu melhor amigo pode, na verdade, achar que você é um completo idiota. Seu chefe poderia estar contando mentalmente os minutos até ele te demitir. A cada pensamento que interceptar, você corre o risco de ouvir pensamentos terríveis sobre você.

Além disso, se você não puder filtrar os pensamentos individuais, o fluxo constante de mentes seria absolutamente esmagador, induzindo às piores dores de cabeça imagináveis pelo homem.

7. Super Velocidade

Este poder tem as mesmas desvantagens do voo. Quando você quebra a barreira do som, a fricção do seu corpo nas moléculas de ar iria produzir calor incrível e queimaria você vivo.

Como se não bastasse, correr incrivelmente rápido seria útil, se o mundo fosse um campo aberto. Em altas velocidades, você pode ter reflexos sobre-humanos, mas a velocidade de reação de sua mente seria outro problema. Você não seria capaz de responder a um obstáculo súbito em seu caminho. Um carro, árvore, ou pessoa iria te transformar em patê humano.

8. Viajar no Tempo

Todo mundo pode concordar que a viagem no tempo tem suas vantagens. Ser capaz de viajar no tempo e impedir uma calamidade faria muito bem ao mundo. Mas e se resultado fosse algo ainda pior? Você estaria qualificado a fazer o julgamento?

Se prevenir o 11 de Setembro, você poderia, possivelmente, motivar os terroristas estrangeiros a ir além, resultando numa explosão nuclear em uma cidade lotada. Isso ainda não é um problema se você voltar no tempo e corrigir seu erro. Mas tudo o que você mudar terá consequências imprevisíveis. O efeito borboleta sustenta que voltar no tempo e mudar alguma coisa, mesmo a trajetória do voo de um único inseto, pode ter um efeito desastroso na história. No final, você vai encontrar-se constantemente indo de volta no tempo pra tentar corrigir seus erros e nunca vai encontrar a perfeição.

9. Teletransporte

Com o teletransporte, você tem a rápida viagem do voo, sem o risco de queimar-se devido ao atrito, o congelamento devido a temperaturas frias, ou sufocamento devido à falta de ar. Teletransporte é a maneira de viajar, certo? Errado.

A natureza instantânea do teletransporte é o que o torna tão perigoso. Em muitos mundos sci-fi, teletransporte envolve duas plataformas estacionárias, através do qual os personagens viajam. Eles chegam sempre no mesmo local. O teletransporte permitiria que você chegasse em qualquer lugar do mundo, independentemente de qualquer objeto – ou pessoa – que estivesse lá.

O que aconteceria após a sua chegada? Não está claro, embora seja possível que você e a pessoa infeliz que está na sua zona de aterrissagem fiquem entrelaçados numa espécie de aberração de Silent Hill. Se isso não é razão o suficiente pra ficar longe desse super-poder, não sei o que seria.

10. Visão de Raio-X

Visão de raio-x pode ser um pouco mais prático do que a visão laser, se você estiver aplicando isso no seu trabalho. Além de monitorar os passageiros de armas e explosivos num aeroporto, é improvável que você deseje este poder. A fantasia de infância de ver através de roupas de outras pessoas é muito longe da verdade. Visão de raio-X seria muito parecido com o que você vê num raio-x de um consultório médico.

Você seria capaz de diagnosticar fraturas e outras doenças, mas você estaria dando a seus “pacientes” uma dose nada “saudável” de radiação. Ao longo do tempo, aqueles que você olha com frequência começariam a mostrar sinais de doença de radiação e provavelmente câncer.

Veja também:
O real problema de ter super poderes

Deixe seu comentário



Tags: , , ,


Loading...